quarta-feira , 28 junho 2017

Maridos, amai vossas esposas como Cristo ama a Igreja

(Esta explanação de Efésios 5. 25-28) é parte de um estudo bíblico que fiz com o título : A Abominação de Sodoma e Gomorra). Creio que é muito edificante, principalmente para os maridos.

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”
Ef 5.25-28.

Uma coisa que muitos maridos não sabem é que eles terão de apresentar as suas esposas a Deus como Cristo apresentará a Sua Igreja, isto é, “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”

Nós, maridos, iremos prestar contas a Deus das nossas esposas. Como sacerdotes do lar temos o dever de conservar nossas esposas como a Bíblia manda.
A tua esposa deverá ser apresentada a Cristo como uma mulher completa, e você tem a responsabilidade de zelar por isso.

Vamos Analisar o texto acima:

O Senhor irá cobrar de você o que ele ordena que você faça em relação a tua esposa. Assim ela deverá ser apresentada a Deus:

– GLORIOSA – Uma mulher satisfeita, que se sente amada pelo marido. Realizada como esposa e bem tratada. Essa glória da esposa é a alegria de ter encontrado no marido as virtudes necessárias de fazê-la esposa, e não apenas uma empregada.

– Sem MÁCULA (mancha) – As máculas são as decepções sofridas no dia a dia. A esposa que se sente rejeitada, mal amada, não compreendida, traída e descuidada pelo marido vai, a cada dia, maculando a sua alma. Pode ser que seu sorriso brilhe, mas a sua alma está manchada pelos maus tratos do marido. O Senhor cobrará isso dos maridos. Pois é mandamento que os maridos amem suas esposa como Cristo ama a Igreja. Cristo nunca decepcionou a sua noiva.

– Nem RUGA – As rugas sempre aparecem com o envelhecimento da cútis. Mas não é só envelhecimento que causa rugas. O sofrimento também traz consigo muitas rugas. O excesso de responsabilidade produz rugas, o stress causa rugas, a tristeza também enruga a face. O marido pode evitar muitas rugas precoces em sua esposa. Não cause sofrimento à tua esposa. Procure evitar entristecer aquela a quem você ama. Muitas rugas serão evitadas se o marido souber amar e compreender a sua esposa.

Outra coisa importante, a esposa é a auxiliadora do marido. Foi assim que Deus planejou a mulher. Para auxiliar e não para carregar a carga sozinha.
Muitos maridos exploram as esposas fazendo-as trabalhar excessivamente. O trabalho pesado é responsabilidade do marido, por isso ele é “o cabeça”.

A mulher não foi criada para dirigir a casa e a família, mas auxiliar o marido nessa tarefa. Não explore tua mulher, meu irmão. Deus te pedirá conta disso.

– Nem COISA SEMELHANTE – Ou seja, desgaste físico, emocional e psicológico.

– Mas SANTA E IRREPREENSÍVEL – A santificação da esposa, muitas vezes, depende de como o marido a trata. Se o tratamento é áspero, se não há carinho, se há demasiada cobrança, a esposa se sente infeliz e sua santidade fica comprometida, pois não vê um exemplo no marido. Da mesma forma a esposa será irrepreensível se o marido for irrepreensível.

Pense nisso, irmão.

Nos Laços do Calvário,
Pr. Valtair Freitas

Sobre Pr. Valtair Freitas

é pastor, ministro da Igreja Assembleia de Deus, conferencista, bacharel em teologia, residente em Boston (USA) desde 1997

Um comentário

  1. Muito interessante esse estudo, seria maravilhoso se todos os maridos observassem essas coisas, mas infelizmente isso não acontece. A Bíblia quando bem interpretada esclarece muitas coisas. Parabéns Pr. valtair Freitas pelo maravilhoso estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

BIGTheme.net • Free Website Templates - Downlaod Full Themes